miércoles, 5 de enero de 2011

Ley Antitabaco - Primeiros dias


Hola Pessoal !!!

No meu post anterior, sobre a entrada da nova lei anti-tabaco na Espanha, eu havia prometido contar para vocês como os espanhóis reagiram à esta lei 1 ano depois. Porém, sairam tantas noticias nos jornais e na TV, que resolvi postar minhas primeiras impressoes 3 dias após sua entrada em vigor.

Bom, pelo que eu pude  testemunhar andando pelas ruas, o povo tá respeitando direitinho a lei. As pessoas estao saindo dos bares para fumar na porta, do lado de fora,  deixando o ambiente livre de fumaça.  Entrei em alguns bares estes dias, e impressiona o aroma de café que predomina no ambiente. Acreditem: Moro ha 6 anos na Espanha, e já estava plenamente acostumado a entrar nos bares e ver aquela névoa de cigarro. As sensacoes que venho sentindo esta semana sao surpreendentes.

Porém, como de costume, sempre aparecem os que eu denomino "palhaços de plantao". Pessoas, que nao tem o minimo senso de cidadania (e civilidade) e reagiram de forma ridicula e inclusive, violenta à nova lei. Vou contar os dois casos que mais me chamaram a atençao:


O proprietário de um restaurante da cidade de Marbella (Malaga) chamado "El Asador de Guadalmina" colocou um enorme cartaz na porta do  seu estabelecimento anunciando que seu negócio é privado, e que dentro dele, a lei nao se aplica, portanto, os clientes poderao fumar a vontade.  Uma infração deste tipo pode ser penalizada com uma multa de até 10 mil euros. E com certeza este senhor nao vai sair impune, porque esta noticia saiu em varios jornais espanhóis.



Outro caso, desta vez uma tremenda selvageria (felizmente um caso muito isolado) aconteceu na cidade Montehermoso (Cacéres). O dono de um restaurante foi agredido por um cliente, ao pedir que seu cigarro fosse apagado. O animal em questao (desculpe, o cliente em questao) jogou um copo na testa do dono do bar, que teve que levar 16 pontos no hospital.


Tirando estes fatos isolados, a populaçao de fumantns em sua esmagadora maioria tomou consciência da lei e agora os bares, nossas roupas e cabelos (finalmente) estao livres do fedorento cheiro de cigarro.


Quero deixar aqui uma clara mensagem de que nao tenho nada contra fumantes (meu pai era fumante), e defendo plenamente a liberdade das pessoas.  Porém, no caso do cigarro, nao havia igualdade de direitos, para um nao fumante, o cigarro era um realmente incômodo. Hoje posso perfeitamente ficar sentado dentro de 1 bar, durante uma larga meia hora, tomando café e lendo jornal. Antes, ficava no máximo 10 minutos.

No hay comentarios: