viernes, 3 de septiembre de 2010

La Basura



Nao sei se os espanhóis de modo geral tem consciência de reciclagem, eu sinceramente acredito que existe uma certa preocupaçao sim. O que eu posso constatar é que aqui na Espanha só nao recicla quem nao quer, porque as prefeituras oferecem todos os meios para que a populaçao recicle e se livre corretamente do seu lixo.

Aqui na Espanha nao existe lixeira dentro do prédio. No prédio onde eu morava no Brasil, havia uma lixeira interna, que ficava no corredor e que eu achava muito nojenta. Lembro que quando a lata de lixo de casa ficava cheia, eu ia no corredor, abria uma portinha de ferro e despejava todo o lixo dentro de um "tunel". Tudo misturado: restos de comida, papelada, sacos plásticos, etc... Só nao podia jogar coisas de vidro para nao machucar o pobre faxineiro que tinha que colocar todo o lixo em imensos sacos pretos para deixa-los na rua até que o caminhao do lixo passasse de madrugada.

Aquela portinha do lixo que ficava no corredor era horrivel, nojenta, anti-higiência e anti-ecologica. Quando eu a abria para jogar o lixo, saia aquele "perfume" de lixo de dentro dela, e nao era raro ver alguma barata zanzando por ali, quando nao aparecia coisa pior.

Ao jogar o lixo dentro, ele descia em queda livre até um deposito que ficava em um anexo á portaria. Teve um dia que eu fui jogar o lixo e a pulseira do meu relogio soltou e o relógio caiu buraco adentro. Corri desesperado até a portaria e fui com o porteiro até o deposito tentar resgatar o relógio. Nao é necessario dizer que aquele depóstio tinha cheiro extremamente ruim. Por sorte, no meu prédio sempre houve o cuidado de fazer uma limpeza pesada no deposito geral de lixo, 1 ou 2 vezes por semana, mesmo assim nao deixava de ser aqueroso. Resgatei o relogio, mas tive que deixa-lo mergulhado num balde de agua sanitaria 2 semanas.

Bom, como dizia aqui na Espanha nao existem estes depósitos de lixo dentro dos prédios. Isto contribui MUITO na limpeza do edificio, nao fica um cheiro esquisito na portaria e acho que será por esta razao que até hoje eu nunca vi uma barata na Espanha.


Contenedores
Aqui na Espanha as prefeituras disponibilizam os famosos "contenedores" (containeres) de lixo. Sao 4 containeres, cada um de uma cor (beje para residuos orgânicos, verde para inorgânicos, azul para papéis e um redondo para garrafas e vidros). Na cidade onde eu moro, só é permitido depositar o lixo nos containers depois das 20:30. Se você for pego pela policia municipal jogando lixo antes, você leva uma multa. (eu ja joguei o lixo vaaaaarias vezes em outros horarios e nunca fui multado, mas também nao havia policia por perto).

Eu tenho notado que (pelo menos) os vizinhos que moram no meu bairro separam seu lixo em casa e o deposita nos containers de acordo com o tipo de lixo. Eu também tento separa-lo na medida do possível, acho que é uma forma da gente contribuir com o meio ambiente.


O ponto limpo

Outra coisa que eu achei muito legal aqui na Espanha é o ponto limpo. Se trata de um depósito de residuos municipal onde você pode descarregar lixos de grandes dimensoes, principalmente entulho e móveis. O mais interessante é que o lugar é super controlado, para evitar principalmente que pessoas entrem para pegar coisas ou para evitar que você descarregue incorretamente seu lixo.

Existem 2 tipos de ponto limpo. O ponto limpo "fixo" e o "móvel". Eu ja utilizei os dois e vou explicar como funciona.



O Ponto Limpo Fixo.

O ponto limpo fixo é um enorme terreno de propriedade da prefeitura, usado para descarregar lixos de grandes dimensoes como entulho, computadores e eletrodomésticos em geral e móveis. Um dia, precisei jogar fora um sofá e me dirigi ao ponto limpo da cidade. O lugar tem guarita, segurança e cancela de acceso, e antes de entrar, você tem que deixar seu nome e nº de identidade com o segurança e assinar um papel informando o que você está jogando fora.

O terreno tem varias "piscinas", cada uma delas destinadas a lixos diferentes. Tinha uma piscina cheia de entulho, tijolos, sacos de areia, etc.... outra piscina cheia de ferros retorcidos, e assim sucessivamente. Um funcionário da prefeitura me levou a piscina de móveis, onde havia um monte de cadeiras quebradas, mesas e sofás. Joguei meu sofá ali dentro e fui embora.



O Ponto Limpo Móvel
Em outra ocasiao troquei minha cama, e como nao tinha um carro disponivel para leva-la ao ponto limpo fixo, entao liguei para prefeitura porque sabia que existia um ponto limpo móvel. Eles me avisaram o día e a hora que eu tinha que deixar a cama na rua, para eles passarem com um caminho em um horário aproximado, e retira-la sem provocar transtornos.

Aqui na Coruña portanto, o sistema de organizaçao e coleta de lixo e residuos funciona perfeitamente. Nao sei se em Madrid, com seus 3 milhoes de habitantes, a prefeitura consegue ter um controle eficaz do lixo, mas pelo menos para mim, a Espanha ganha Nota 10 no quesito coleta, reciclagem e controle de residuos !!!!

2 comentarios:

anlene gomes dijo...

Bom dia Edu, já fiz o link para o teu blog no Mundo Pequeno. Se puder, insira o logo no teu blog. Vou te mandar a imagem. Um abraço.

anlene gomes dijo...

Ops... http://www.mundopequeno.com/