martes, 14 de septiembre de 2010

Brincadeira mortal na moda entre turistas


Jovens turistas de férias em praias espanholas têm morrido ou ido parar no hospital por causa de uma brincadeira arriscada, que está na moda, principalmente, nas ilhas Baleares. O fenômeno foi apelidado de “balconing” (algo como "varanding"). Consiste em pular da varanda (balcón, em espanhol) da suíte do hotel diretamente à piscina ou passar de um quarto a outro pela varanda. A sexta vítima deste verão foi um italiano, de 25 anos, que despencou do 7º andar de um hotel, na Playa d'en Bossa, em Ibiza. Há uma semana morreu um inglês, de 26 anos, depois de jogar-se do 5º andar de um hotel em Puerto Adriano, em Mallorca. Os turistas costumam estar acompanhados dos amigos, que gravam a “proeza” para divulgá-la em redes sociais ou no Youtube. Veja alguns videos aqui, aqui e aqui.

Esta reportagem do Jornal O Globo (escrita por Priscilla Guilayn) reflete um problema que a Espanha tem como destino turistico de jovens europeus, principalmente ingleses e alemaes, que buscam o país pelo clima e por suas bonitas praias, para se divertirem de forma um pouco "abrutalhada".

Em Barcelona por exemplo, virou moda o "turismo de borracherra", ou "turismo de bebedeira", onde grupos de jovens disputam quem é capaz de ingerir a maior quantidade de alcool possivel. Esta "brincadeira" já levou varios jovens com quadro de coma alcóolico ao hospital Joan XXIII de Tarragona.

Uma discoteca. Outra discoteca.... Un jovem fantasiado de Power Rangers que bebe em um sapato. Outra discoteca.... Um policial é visto perseguindo outro turista inglês totalmente nu pela rua. Um concurso de canto as 4 da madrugada. Assim é a Saloufest, outro evento para universitários britânicos, camuflado como "evento esportivo" que atrai todos os anos aproximadamene 5000 jovens em Salou (Tarragona).


A promessa de alcool abundante e barato, aliada à temperaturas que no verao podem alcançar os 40 graus, acaba se tornando um excelente chamariz para um perfil de turista que começa ser indesejado na Espanha. Os jovens se defendem dizendo que sao turistas, nao hooligans, porém a onda de estudantes "galopando" pelas ruas da Catalunha durante as madrugadas, e o panorama que as praças se encontram pela manha cedo, com dezenas de copos, vômitos e roupas rasgadas, fez com que os moradores assinassem um abaixo-assinado enviado a Generalitat Catalana, exigindo medidas de controle mais severas.

No hay comentarios: