sábado, 28 de agosto de 2010

Espanha - O maior consumidor de cocaína do mundo !!!


É pessoal. Nao se assustem. Nao é só no Brasil, México, Colombia ou nos Estados Unidos onde a cocaína rola solta. A Espanha ostenta atualmente este triste título de campea mundial de consumo de cocaína.

A cifra de consumidores de cocaína no mundo ronda em torno dos 13,3 milhoes de pessoas e na Espanha se estima que 2,6% da populacao é usuaria desta droga (aprox 1,1 milhao de pessoas).

Os EUA vem logo depois em 2º lugar com um indice de consumidores de 2,5%, Irlanda fica em terceiro com 2,4%, seguida de Reino Unido (2,1%) e Argentina (1,9%).

Aqui na Espanha o usuario de drogas é conhecido vulgarmente como "drogadicto" e como no Brasil, podem pertencer a qualquer classe social, desde os mais miseráveis até familias endinheiradas de banqueiros, empresarios, etc.

No entanto, apesar de ostentar este mal afamado título, uma coisa me intriga. A Espanha nao é um país violento e raramente sai no jornal alguma grande noticia violenta envolvendo traficantes de drogas. E porque será ?

Eu tenho minha teoria:

Em paises como o Brasil, onde os traficantes vivem escondidos em favelas onde moram milhoes de pessoas, fica muito facil se esconder da policia no meio de um labirinto de vielas e milhoes de barracos no meio do morro. Aqui na Espanha nao existem favelas, o traficante mora em um apartamento ou casa, onde fica muito mais facil para a policia chegar. (na verdade existem favelas, porém sao muito pequenas... se tratam de terrenos baldios fora das grandes cidades, onde uma populacao marginalizada (principalmente gitanos) montam suas casas. Quando a policia aparece, raramente existe confronto. Os gitanos escondem a droga como podem. Se a policia acha, leva uns quantos deles presos e se nao acha, vai embora até a proxima blitz.

Além disso o traficante brasileiro tem a sua disposiçao todo um exército de homens armados até os dentes com metralhadoras, fuzis e granadas. Na America Latina o tráfico de armas é intenso, e as fronteiras sao muito dificeis de controlar. Aqui na Europa as fronteiras sao extremamente bem vigiadas dificultando muito o acesso à armas, principalmente as de grosso calibre. O tráfico no Brasil criou grandes associaçoes como o Comando Vermelho, que formam centenas de solados. O traficante aqui na Espanha é praticamente um "autônomo".

O perfil do traficante espanhol é o de uma pessoa de classe-média, que muitas vezes tem um trabalho fixo, mas que à noite se dedica a ganhar uma renda extra vendendo droga Estas pessoas nao sao violentas e nao costumam ter armas. Outro tipo de pessoas que costumam traficar sao os gitanos (ciganos) estes sim sao perigosos e costumam criar problemas. A "vantagem" do gitano é que ele costuma ficar na dele, se você nao cria confusao com um gitano, eles nao fazem nada contra você.

A Espanha também tem seus grandes traficantes, os famosos "tubaroes" com seus capangas, facil acesso a armas e muito poder. Mas é interessante que a maioria deles sao idosos, como os mafiosos italianos dos filmes, e costumam atuar nos bastidores. Vendem droga no atacado, e nao se relacionam diretamente com os usuarios da rua e sim com os traficantes locais.

Portanto, a Espanha apesar do alto consumo de cocaína, felizmente é um país seguro de se viver.

No hay comentarios: