viernes, 27 de agosto de 2010

El Amigo Secreto

O primeiro post deste novo blog será sobre uma brincadeira que fazemos no Brasil desde criança e que aqui na Espanha também existe, porém os espanhóis fizeram uma "pequena" mudança na brincadeira que me deixou meio chocado....

Fim de ano, dezembro de 2005: Meus colegas do escritório resolvem organizar um "amigo secreto" que é o nome dado ao amigo oculto aqui. Achei a idéia excelente. Eu estava ha poucos meses na empresa, e seria uma boa oportunidade para confraternizar com os colegas e bater um papo em um ambiente mais relaxado.

No dia do sorteio do amigo oculto, tudo correu como manda o figurino:

Uma colega pegou um saquinho de pano e colocou o nome de cada um de nós dobrado em um papelzinho. Me aproximei, coloquei a mao no saquinho e sorteei meu amigo oculto.

Foi definido que o preço máximo dos presentes seria de 6 euros.... Com este valor, os presentes seriam um desastre, porque com 6 euros aqui você nao compra nem CD encalhado do Julio Iglesias. Mas tudo bem. A entrega dos presentes seria no jantar de confraternizacao, e a idéia era dar um presente de "sacanagem" para fazer uma brincadeira com o colega. Achei válido.

Entretanto, como eu levava pouco tempo na empresa e nao conhecia bem meu amigo secreto (que era uma mulher), fiquei meio sem graça de comprar uma besteira e resolvi comprar um brinco básico (assessorado pela minha esposa, para nao comprar nada brega). Gastei o dobro do preço sugerido (12 euros), mas comprei um brinquinho bacana e moderno.

Chegou o grande dia !!!!! Estava curioso para saber o que eu ia ganhar e quem me havia sorteado. Tava achando o máximo brincar de amigo oculto em outro país.

Quando chego no restaurante, minha chefe que tava organizando o amigo oculto me diz para eu escrever o nome da pessoa que eu sorteei na caixa do presente e depois colocasse o pacote numa enorme bolsa de plastico que iria armazenar todos juntos.

A partir daí a coisa começou a ficar estranha.... Por que os presentes ficavam todos juntos em uma grande bolsa plastica com os nomes escritos em cada pacote ???

Bom, começou o jantar (as 11 da noite no meio de uma enorme nuvem de cigarro, mas isso fica pra outro post), e durante a sobremesa, minha chefe finalmente anuncia que ia começar o amigo oculto.

OPA, vamos lá !!! Já tava pensando no que eu iria falar da minha amiga oculta, para os outros descobrirem... Iria dizer que minha amiga oculta fala numa velocidade incrivel, que para definir uma simples ervilha ela fazia uma monografia, mas que era muito gente boa e todos gostavam dela. Eu tinha certeza que iriam descobrir no ato quem era meu amigo oculto, mas nao importava.... Eu tava super ansioso para começar a brincadeira.

Minha chefe entao, pediu para eu ser o primeiro. Me levantei da mesa e fui até a grande bolsa de pacotes pegar o presente da minha amiga oculta e começar a descreve-la. De repente, veio o susto:

Minha chefe me pergunta:
- "Este nao é o presente que você comprou para sua amiga ?".....

Eu respondi
- "..... é ué.... nao é para entregar agora ?"

Minha chefe entao me explica como é o amigo oculto daqui e meu mundo veio abaixo....
- "Nao Eduardo.... você tem que procurar na bolsa o presente que tenha o seu nome... daí você vai, pega e abre na mesa".

- " O QUE !!!!???? só isso ???? A gente nao sacanaeia ninguém, nao descreve os defeitos do amigos oculto exageradamente para todo mundo rir, e se diverte tentando descobrir quem é, e logo depois você revela seu amigo oculto, entrega o presente e dá um abraço apertado ?"

- "Nao... você pega seu presente e volta para sua mesa......."

Completamente atônito, fui até a bolsa, procurei meu presente com meu nome, voltei com o pacote para a mesa e abri. Logo depois, foi outro colega até a bolsa, procurou seu presente, voltou para a mesa e abriu... e assim sucessivamente.... Sem risos, sem sacanagens, sem descriçoes, nada........

Detalhe: Você vai pegar seu presente na bolsa, abre, vê o que é, mas você nao pode saber QUEM te deu o presente !!!!!!!!!! Na Espanha o termo "amigo OCULTO" é bem levado á serio !!!!! só que aí tinham ido longe demais...

Lembram que eu tinha dito antes que eu havia gastado o dobro do valor estipulado porque eu queria dar um presente bacana ? Pois é.... Eu havia passado meia tarde atrás de um bom presentinho, havia pago o dobro do valor que a galera pagou pelos seus presentes, e meu amigo oculto ia ganhar um presente maneiro sem ficar sabendo quem deu ??

Nao senhor.... Eu me levantei, fui até o meu amigo oculto e disse: Fui EU quem te deu esse brinco, vem cá e me dá um abraço porra !!!!

P.S: Foi meu primeiro e único amigo oculto ... Nao participei mais porque é realmente muito sem graça !

No hay comentarios: